É urgente a implementação da ortografia padronizada das línguas moçambicanas

No âmbito dos encontros dos núcleos de língua organizados pela direcção de emissões em línguas moçambicanas, o estúdio auditório da Rádio Moçambique acolheu no dia 26 de Maio, o debate sobre o Desafios e Estratégias de Implementação da Ortografia Padronizada das Línguas Moçambicanas.

O paínel constítuido por :  Armindo Ngunga Centro dos Estudos Africanos), Roberto Dove(Ministério da Cultura) Rafael Sendela (Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação) Padre Maheme (Posicionamento  da Igreja Católica), Almeida Magaia (Direcção de Emissões em Línguas Moçambicanas da Rádio Moçambique), defende unanimemente a celeridade da padronização das línguas moçambicanas.

Dr. Armindo Ngunga (CEA), Dr. Ricardo Malate (PCA-RM), Padre Maheme, Dr. Roberto Dove (Ministério da Cultura), Dr. Rafael Sendela (INDE) e Dr. Almeida Magaia (DELIM -RM)

Escute o debate aqui

ou baixe  aqui  o debate em formato MP3.

Baixe aqui   a comunicação do Padre Maheme  

Conheça os desafios da Rádio Moçambique apresentados por Almeida Magaia da Direcção de Emissões em Línguas Moçambicanas:

A Rádio Moçambique depois de participar, através de representantes das línguas usadas nos Emissores Provinciais, nas várias discussões que culminaram com a aprovação da Padronização da Ortografia das Línguas Moçambicanas, desenvolveu algumas acções nas frentes de trabalho para a sua adopção e divulgação no seio dos profissionais de comunicação radiofónica.

A existência deste instrumento tem ajudado em grande medida na uniformização da escrita, permitindo assim  que qualquer um possa ler  o texto produzido por um outro colega.

Apesar da existência deste instrumento os profissionais da Rádio Moçambique que trabalham em Línguas Moçambicanas  debatem-se com os seguintes problemas:

  1. Falta de um sistema centralizado e uniformizado de formação dos novos quadros, tendo em conta que não aprenderam nas escolas formais, pois, o ensino bilingue ainda não produziu quadros para o mercado
  1. Divulgação insipiente, no País, da Ortografia Padronizada, o que leva a que algumas pessoas incluindo colegas interpretem os símbolos da escrita das Línguas Moçambicanas com base no sistema ortográfico da Língua Portuguesa. Esta situação por vezes  contribui em grande medida para adulteração dos sons;
  1. Exiguidade de literatura em Línguas Moçambicanas escrita na Ortografia Padronizada. Grande parte das obras que por vezes servem de fontes lingüísticas (gramáticas, dicionários, prontuários e grande parte da literatura religiosa) foram produzidos pelos missionários seguindo  cada um a ortografia escolhida pela sua Igreja. Algumas obras de produção recente provêm dos países vizinhos alguns dos quais tem uma ortografia diferente da padronizada em Moçambique; e
  1. Existência de algumas obras recentes  editadas em Línguas Moçambicanas cujos autores optaram  por uma Ortografia  diferente da padronizada.

É nossa opinião que deve haver uma ampla divulgação da Ortografia padronizada e uma educação para que qualquer um deixe de ler  textos em Línguas Moçambicanas com base nas normas do sistema ortográfico  da Língua portuguesa.

Sobre delim

DELIM - ....
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a É urgente a implementação da ortografia padronizada das línguas moçambicanas

  1. Bvani, imué wentse a kulu mwentse:
    Ku nemba chi Nungué itchi ine ndi dha ffundza ndekha! pinango na a chamuali, na alumbuana na atsicana anango…tentse; ku mui kuango! na wanthu wentse, wale ´ndikha cheza nao; amuna, akazi, na a’ku pondoca… wentsene!! Ine ´ndine wa ku MUATIDZI! ‘Ndha bádua pa ntsiku ichanu iah muézi pfemba pa gole, 1948 la cale cale chaipo!!!( 05/091948 ).
    Ine ´na bassa, terepa nin ku siani, khalani buino.
    João Rego

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s